Mais de 3 mil trabalhadores serão beneficiados com pagamento integral de adicional de insalubridade.

✅ Vitória Histórica dos Trabalhadores do NTO!
Recentemente, depois de muitos anos de luta, de mobilização dos trabalhadores e de pressão sistemática do Sindicato, um Acordo Coletivo de Trabalho foi chancelado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), através do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas de 2º Grau (Sejusc 2).
Desta forma, foi garantido o sagrado direito dos trabalhadores em receberem indenizações no NTO, pela atividade profissional exercida em ambientes sujeitos à insalubridade.
Foi necessário muito empenho e articulações do SINTRALAB e da FEESSEMG (Federação dos Trabalhadores na Saúde em Minas Gerais), com reuniões na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MG) e participação do MPT no processo de negociações.
O perito oficial da Justiça havia reconhecido apenas dois setores do NTO como sujeitos ao recebimento do adicional de insalubridade. No entanto, o Sindicato insistiu em demonstrar que outras unidades também estavam expostas a condições insalubres, o que exigiu exaustivas reuniões e negociações com os Laboratórios Hermes Pardini – Grupo Fleury – para garantir o reconhecimento do direito dos trabalhadores.
Havia na Justiça mais de 60 processos em diversas áreas trabalhistas, com ações reclamando esse direito. Com o parecer favorável e a chancela do acordo pelo MPT, conseguimos beneficiar 3.062 trabalhadores elegíveis à insalubridade, distribuídos em 19 setores.
Mais importante ainda: trabalhadores que atuavam há muitos anos em atividades insalubres — muitos com mais de 20 anos de trabalho — só tinham direito a valores retroativos dos últimos 5 anos. Agora, com o acordo chancelado e assinado, todo o tempo de exposição será reconhecido, com pagamento integral referente a todo o período efetivamente trabalhado nos setores insalubres.
Essa grande vitória dos trabalhadores só foi possível graças à ação sindical, ao empenho jurídico nas ações judiciais e à força coletiva da categoria.
👉 Por isso, todos devemos nos conscientizar da importância de nossa entidade representativa para garantir os direitos coletivos e individuais.